15 de maio - Greve Nacional da Educação: defender a Educação pública e gratuita é dever de todos nós!

Compartilhe:

Nesta quarta-feira (15), educadores, estudantes e trabalhadores de todas as categorias têm o dever de ir às ruas de todo o país defenderem a Educação pública e gratuita de qualidade para todos e todas.

Em um país marcado pela desigualdade, o acesso à Educação pública significa o sagrado direito de "ter alguma chance na vida", um emprego digno e condições de vida razoáveis.

É esta perspectiva de um futuro melhor, nos sonhos de milhões de brasileiras e brasileiros, que é atacada covardemente pelo governo federal, com o corte de bilhões de reais dos orçamentos das universidades e institutos federais.

Soma-se a isso o corte monumental anunciado no Fundeb, que atingirá fatalmente o financiamento das redes estaduais e municipais de Educação, já abaladas pela criminosa Emenda do Teto de Gastos; os cortes de milhares de bolsas de pesquisa na graduação e na pós-graduação e à sabotagem da ciência e tecnologia nacionais; as ameaças de não investimento nas ciências humanas, especialmente a Filosofia e a Sociologia.

Isso sem falar nos ataques às políticas educacionais desenvolvidas nos últimos anos, como as Cotas e a Educação Inclusiva; além da injustificável perseguição aos profissionais da Educação, seja com a cassação de seus direitos, como nas reformas trabalhista e da Previdência, seja com o constrangimento de sua garantia constitucional às liberdades de pensamento e de cátedra.

Neste 15 de maio, vamos juntar nossas forças e sair às ruas para defender a Educação dos cortes e das maldades do governo federal. É preciso resistir não só ao sucateamento da Educação brasileira, mas também a este projeto de boicote do Brasil.

Prejudicar os professores, estudantes e trabalhadores é ir contra o Brasil! Não investir em Educação é condenar o povo à miséria e à barbárie!

Fonte: Imprensa do Sindicato, com informações do Portal CTB.

Fotos

Ver todas »

Redes Sociais

Compartilhe

Parceiros

NEWNESS
Hapvida
Interodonto