8 de março: dia de resistência e luta em todo o Brasil

Compartilhe:

"O 8 de Março deste ano, Dia Internacional da Mulher, acontece em um momento simbólico de nossa história. Não só porque 2018 será um ano estratégico para a luta que travamos na atual etapa, mas, sobretudo, pelos retrocessos que testemunhamos desde maio de 2016, quando da efetivação do golpe sem crime de responsabilidade.

O ano de 2017 foi contraditório, de derrotas no campo social e progressista. Essas derrotas foram ainda maiores para as mulheres, sobretudo as mulheres negras. Além do fim de políticas públicas importantes e do fechamento de espaços institucionais estratégicos, como o Ministério de Políticas para as Mulheres, vemos ascender no Brasil um pensamento fascista que fomenta o que há de mais retrógrado no Brasil.

Diante disso, a luta e resistência da mulher trabalhadora rumo à construção de uma sociedade sem discriminações, na qual as mulheres sejam respeitadas e tenham os mesmos direitos e as mesmas possibilidades de se desenvolverem que os homens, torna-se ainda mais central.

Desde a sua criação, a CTB sempre mirou como parte de sua luta o combate a todo tipo de discriminação, seja de gênero, raça, etnia, idade ou orientação sexual, especialmente no ambiente de trabalho, exigindo igualdade de salários (para funções equivalentes) e melhores condições de trabalho.

Há de se destacar que a palavra "luta", muito utilizada por movimentos sociais para descrever a resistência organizada, define muito mais do que a militância propriamente dita, principalmente no caso das mulheres. Ela significa o motor de um projeto de sociedade sem opressão, com valorização e igualdade.

Neste 8 de Março ocupamos as ruas de todo o Brasil não só contra a violência, o machismo e a opressão. Nossa luta também é por um projeto de desenvolvimento que tenha no centro crescimento com valorização do trabalho e igualdade entre os homens e mulheres. À luta!".

 

Por Celina Arêas, secretária nacional da Mulher Trabalhadora da CTB.

 

Fonte: Portal CTB.

 

 

Fotos

Ver todas »

Redes Sociais

Compartilhe

Parceiros

NEWNESS
Hapvida
Interodonto