Anatel lança site que possibilita ao consumidor bloquear chamadas de telemarketing

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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) colocou no ar, nesta terça-feira (16), o site "Não me Perturbe" (naomeperturbe.com.br), que irá cadastrar os consumidores que não desejam mais receber chamadas de telemarketing oferecendo serviços de telefonia, TV por assinatura e internet.

Qualquer consumidor poderá incluir seus números de telefone neste cadastro e evitar aquelas ligações irritantes com promoções "imperdíveis". O prazo para o bloqueio é de 30 dias a contar da solicitação no site.

As empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo assinaram um acordo com a Anatel e devem divulgar amplamente o canal, por meio do qual o consumidor possa manifestar o seu desejo de não receber ligações.

Essas oito empresas também não poderão mais fazer ligações telefônicas para oferecer pacotes ou serviços para os consumidores que registrarem seus números pelo "Não me Perturbe".

Veja como fazer o bloqueio

No site, o usuário deverá incluir o CPF registrado da linha telefônica que deseja cadastrar e selecionar a companhia ou o tipo de serviço oferecido que deseja bloquear.

Pelo acordo assinado, as oito empresas também só poderão fazer ligações de telemarketing em dias úteis entre as 9h e 21h e aos sábados das 10h às 16h, sendo o limite máximo de três chamadas por dia.

A lista nacional deverá proteger o consumidor do comportamento inadequado realizado pelas empresas. De acordo com a Anatel, alguns estudos estimam que pelo menos um terço das ligações indesejadas no Brasil são realizadas com o objetivo de vender serviços de telecomunicações.

Fonte: Imprensa do Sindicato, com informações do portal UOL.

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