Barbárie ocorrida no Carrefour já era esperada, diz presidente da Contrasp

Compartilhe:

"A Confederação Nacional dos Trabalhadores de Segurança Privada (Contrasp) vem a público lamentar a morte e se solidarizar com a família de João Alberto de Freitas, espancado e asfixiado em uma unidade do Carrefour em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, por dois seguranças.

Esse desastre anunciado deixa claro que a omissão e descaso com a regularização da prestação de serviço de segurança privada pelo poder público, trazido pelo Estatuto da Segurança Privada, poderia evitar fatalidades como essa e oferecer proteção de fato à população.

Parado no Senado, o projeto de lei foi aprovado na Câmara dos Deputados em 2016 e prevê penalizar e responsabilizar o contratante e a contratada por esse tipo de serviço irregular.

Como o vigilante não tinha vínculo com a empresa, não poderia trabalhar como tal. O preocupante é que essa prática é comumente adotada por outras redes de supermercados.

Outro ponto a ser destacado é o bico de PM, que demonstra claramente a intensão do Carrefour em baratear os custos com segurança, colocando em risco a vida dos clientes e funcionários, pois policiais trabalham de forma ostensiva e o vigilante de forma preventiva, zelando pelo patrimônio e  segurança das pessoas dentro de locais privados.

É inadmissível atitudes como essa e nada condiz com o papel da segurança privada, com homens devidamente treinados, reciclados, que passam por testes psicológicos e treinamento preventivo para agir nesse tipo de situação como a do Carrefour, e o Estatuto da Segurança Privada vai criminalizar e responsabilizar a contratação de segurança irregular, além de dar maiores poderes para a Polícia Federal fiscalizar a prestação desse tipo de serviço.

Por isso, não podemos mais esperar e fazemos um apelo para que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, coloque em pauta no plenário o projeto para que possa ser votado. Pois, temos que dar uma basta, a população está pagando com a vida”.

João Soares, presidente da Contrasp

Fonte: Contrasp.

Fotos

Ver todas »

Redes Sociais

Compartilhe

Parceiros

NEWNESS
Hapvida
Interodonto