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Após o “Outubro Rosa”, campanha mundial de prevenção e combate ao câncer de mama, agora é a vez do “Novembro Azul”, voltado para os homens. Assim como na campanha anterior, o Sindicato apoia este movimento, que tem o objetivo de conscientizar e incentivar a prevenção e o combate ao câncer de próstata.
O movimento surgiu na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. No Brasil, a campanha teve início em 2012 e, desde então, tem levado informação e conscientização aos quatro cantos do país.
No ano passado, foram mais de 60 mil pessoas impactadas por meio das mais de 2.200 ações realizadas em todo o Brasil - cerca de 1.500 palestras, iluminação azul durante o mês inteiro em diversos pontos turísticos brasileiros, adesão de celebridades em apoio à campanha, palestras informativas, intervenções populares, e até mesmo uma sessão solene no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, onde foram debatidos temas de interesse público em relação ao câncer de próstata e saúde do homem.
Com tantos resultados expressivos, não há como não criar expectativas ainda maiores. Em 2015, a meta é atingir ainda mais pessoas com a mensagem da conscientização e prevenção. A realização de tudo isto não faria sentido sem a participação ativa da sociedade. Por isso, neste ano, faça parte você também!
Importância da campanha
O câncer de próstata é uma doença silenciosa, com números alarmantes: de 68 mil novos casos que são descobertos ao ano no Brasil, quase 14 mil acabam em morte. Mas, a detecção precoce da doença pode aumentar as chances de cura em 90%.
No entanto, há ainda um vilão nesta batalha: cerca de 87% dos homens afirmam que o preconceito atrapalha na realização de exames preventivos.
A função do Novembro Azul é conscientizar as pessoas acerca da doença, incentivar a prevenção e desconstruir preconceitos em favor da vida, buscando levar informação e conscientização a todos em prol da saúde masculina.
Fontes: Instituto Lado a Lado pela Vida e Imprensa do Sindicato.