Celina Arêas: CTB está na campanha Outubro Rosa

Compartilhe:

O principal objetivo do Outubro Rosa é alertar a sociedade da necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama. Anualmente, desde 1990, no mês de outubro, acontece a mobilização internacional e nacional, em torno desse tema. A finalidade dessa luta é despertar a atenção de mulheres, governos e familiares pela defesa da vida das mulheres.

O alto índice de mortes ocasionadas pelo câncer de mama, no Brasil, envergonha e entristece. Iniciativas como o Outubro Rosa, servem para educar, desmistificar a doença e obrigar os governos a criarem políticas de atendimento integral à saúde das mulheres.

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto. A mamografia é um exame que consegue diagnosticar o caroço.

Entretanto, também é possível perceber o tumor no autoexame, ou seja, se tocar, se perceber, se auto examinar com as pontas dos dedos e os braços erguidos, tocar as mamas em movimentos circularesSe Toque Mulher e salve sua vida. Esse é o lema da campanha.

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ser realizadas em 2018, apenas 2,7 milhões foram feitas, ou seja, uma diminuição drástica que aumenta o fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

* Secretária da Mulher Trabalhadora da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Confira na TV O Vigilante o depoimento da Celina sobre o Outubro Rosa.

Fonte: Portal CTB.

Fotos

Ver todas »

Redes Sociais

Compartilhe

Parceiros

NEWNESS
Hapvida
Interodonto