Fórum mineiro cria grupos de trabalho após governo Bolsonaro extinguir comissão de saúde dos trabalhadores

Compartilhe:

O Fórum Sindical e Popular de Saúde e Segurança do Trabalhador e Trabalhadora de Minas Gerais (FSPSSTT-MG) voltará a se reunir nesta quinta-feira (5), na sede da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Minas Gerais (CTB Minas), em Belo Horizonte, para dar sequência ao debate sobre a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, após o governo Bolsonaro extinguir todas as comissões tripartites relacionadas à saúde e segurança no trabalho.

Essas comissões eram constituídas por trabalhadores e trabalhadoras,  governos e empresários e tinham como foco estabelecer ações de proteção, prevenção, assistência e recuperação da saúde do trabalhador.

“As comissões existiam para democratizar as ações do mundo do trabalho. Com a extinção, ela passa a ter caráter político, ou seja, não permite a discussão democrática e participativa. Acabou o controle social”, explica a coordenadora do Fórum, Marta de Freitas.

Na última terça-feira (3), em reunião na sede da CTB Minas (foto), que contou com a participação da diretora do Sindicato Vera Gomes, foram criados quatro grupos de trabalho: Comunicação, Ações de Base, Previdência e Trabalho.

O grupo da Comunicação tem como objetivo discutir ações e formas de divulgação sobre saúde do trabalhador, a fim de atingir o maior número de pessoas de forma clara e objetiva.

O grupo de Ações de Base tem o objetivo de aproximar ainda mais o Fórum e os trabalhadores e trabalhadoras. Já o grupo da Previdência visa atuar nas questões relativas à aposentadoria dos trabalhadores e trabalhadoras e do Programa de Revisão dos Benefícios por Incapacidade (PRBI).

No grupo Trabalho, o objetivo do Fórum é abordar os adoecimentos em consequência de várias atividades laborais e também atuar diante de questões envolvendo o Trabalho Infantil.

Fonte: Imprensa do Sindicato, com informações do Blog da CTB Minas.

Fotos

Ver todas »

Redes Sociais

Compartilhe

Parceiros

NEWNESS
Hapvida
Interodonto