Governos Lula e Dilma destinaram mais recursos para a Educação

Compartilhe:

Nos últimos anos, a Educação vem construindo um caminho de oportunidades e de futuro para nossos jovens. Os governos Lula e Dilma aumentaram fortemente o orçamento do Ministério da Educação, que saltou de R$ 18 bilhões em 2002 para R$ 115,7 bilhões em 2014. E novos recursos começarão a chegar em breve com os royalties do petróleo.

Da creche à pós-graduação, passando pela escola em tempo integral, as mudanças foram marcantes: revolução no ensino técnico e profissional, expansão e interiorização das universidades federais, entrada dos jovens pobres no ensino superior, bolsas de estudo para as melhores universidades do mundo.

Ou seja, nos governos Lula e Dilma, a Educação passou a ser ferramenta de combate às desigualdades e motor do desenvolvimento. O que antes era gasto tornou-se investimento. Um investimento no futuro do Brasil e dos brasileiros.

Melhora em todos os níveis

Lula foi o presidente que mais criou universidades (14) e escolas técnicas (214) no Brasil. Com Dilma, foram criadas outras quatro universidades federais e até o final de 2014 serão mais 208 escolas técnicas. Em 12 anos, os investimentos diretos per capita em educação cresceram 250%, considerando recursos dos governos federal, estaduais e municipais.

O número de vagas no ensino superior dobrou. Os professores conquistaram piso salarial nacional, que aumentou 78,7% desde que foi criado, em 2009, com ganho real de 35,5%.

O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica garante curso superior aos educadores ainda sem graduação. Instrumentos precisos de avaliação, como Ideb (ensino básico) e Sinaes (ensino superior), permitem aferir qualidade e corrigir deficiências. A educação melhorou em todos os níveis e para todos.

Evolução

O Brasil foi o país que mais evoluiu no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), entre 2003 e 2012. A prova é aplicada a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e avalia o desempenho dos estudantes de 15 anos em matemática, leitura e ciências. O Brasil cresceu em todas as notas. A evolução, segundo a OCDE, se deve à combinação de maior investimento, instrumentos de avaliação e melhores salários para professores.

Educação é investimento

“Havia gente que governava o Brasil e achava que quem ia resolver o problema das universidades e das escolas era o mercado. E aí quando nós criamos 18 novas universidades federais novas, 165 extensões universitárias, quando  a presidenta Dilma criou o Ciência sem Fronteiras, para mandar milhões de jovens estudarem lá fora, quando ela cria o Pronatec para fazer formação profissional, é importante lembrar que tudo isso é decorrente de uma decisão que nós tomamos: educação é investimento”, disse Lula.

Legado para as gerações presente e futura

Segundo a presidenta Dilma, o pacto da Educação já garantiu 75% dos royalties e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação. “Este será um dos maiores legados do nosso governo às gerações presentes e futuras. E vai trazer benefícios permanentes à população brasileira por um período mínimo de 50 anos”.

Confira na TV O Vigilante, aqui no nosso site, os vídeos da presidenta Dilma e de Lula sobre os investimentos na Educação.

Fonte: Instituto Lula. 

Fotos

Ver todas »

Redes Sociais

Compartilhe

Parceiros

NEWNESS
Hapvida
Interodonto