Maio Amarelo: campanha tenta conscientizar motoristas e pedestres sobre cuidados no trânsito

Compartilhe:

O Sindicato dos Vigilantes de Minas Gerais apoia o "Maio Amarelo", movimento organizado para conscientização e prevenção de acidentes de trânsito. O objetivo é chamar a atenção da sociedade, entidades, empresas e do governo para o alto índice de feridos e mortos no trânsito.

Este ano, a sexta edição do Maio Amarelo traz o tema “no trânsito, o sentido é a vida”, aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e recomendado na Resolução nº 771, de 28 de fevereiro de 2019.

Assim como em 2018, o tema escolhido propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

O "Maio Amarelo" foi instaurado a partir de uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas, baseada em estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

De acordo com o movimento, 3 mil mortes são registradas todos os dias em ruas e estradas em todo o mundo, o que representa um custo de US$ 518 bilhões por ano. Segundo a ONU, a meta é poupar 5 milhões de vidas até 2020.

Segundo a OMS, em 2009, foram registrados 1,3 milhão de mortes causadas por acidentes de trânsito em 178 países diferentes - principal causa de morte para jovens de 15 a 29 anos.

De acordo com a organização, caso não sejam adotadas ações efetivas, é possível que em 2020 seja alcançada a marca de 1,9 milhão de mortes - número que subirá para 2,4 milhões em 2030. Serão, segundo as estimativas, de 20 a 30 milhões de pessoas feridas por acidentes.

O mês de maio foi escolhido por ter sido o mês em que a resolução da ONU foi publicada, em 11 de maio de 2011. Já a cor amarela simboliza atenção e advertência. Neste ano, 27 países, 423 municípios e 1.425 empresas já apoiam a campanha.

Fonte: Imprensa do Sindicato com informações do Movimento Maio Amarelo.

 

Fotos

Ver todas »

Redes Sociais

Compartilhe

Parceiros

NEWNESS
Hapvida
Interodonto