Promed-MG: Tudo o que você precisa saber sobre o novo coronavírus - Covid 19

Compartilhe:

A Promed Assistência Médica, plano de saúde dos vigilantes de Minas Gerais, criou uma página em seu site com orientações importantes sobre o novo coronavírus - Covid 19. Confira o texto a seguir ou acesse o site da Promed (www.promedmg.com.br/coronavirus):

"O novo coronavírus já se tornou um problema de saúde mundial e, provavelmente, você ouviu falar muito sobre assunto nas últimas semanas. Mas, calma! Sem desesperos!

A maioria dos casos da doença evolui sem gravidade, com sintomas parecidos com o de um resfriado comum, como febre baixa, nariz escorrendo e tosse. Porém, o alerta geral no momento é para a prevenção, pois o mais importante é proteger você e a sua família.

O QUE É?

- Vírus: microorganismos que podem ou não provocar doenças;

- Coronavírus: grupo de vírus relacionado geralmente a quadros gripais leves em seres humanos, salvo exceções;

- Covid-19: novo tipo de coronavírus originado de uma mutação provável em vírus de animais.

Embora nosso sistema de defesa precise de algum tempo para desenvolver anticorpos específicos contra o Covid-19, temos mecanismos de defesas “gerais” que protegem a maioria de nós contra esses novos agentes, o que explica o fato da imensa maioria dos casos serem brandos ou provavelmente assintomáticos.

TRANSMISSÃO

A transmissão do novo coronavírus ainda está em investigação, porém, geralmente, acontece pelo ar ou contato com secreções de pessoas contaminadas, como:

- gotículas de saliva;

- espirro;

- tosse;

- catarro;

- toque ou aperto de mão;

- contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

SINTOMAS

Os sintomas do novo coronavírus são bem parecidos com a de uma gripe ou resfriado, como febre alta, tosse forte e dificuldade e/ou dor para respirar.

Mas, o vírus tem um período de incubação de 2 a 14 dias, ou seja, pode ficar até 14 dias no seu corpo sem apresentar nenhum sintoma.

GRUPOS DE RISCO

As pessoas que se enquadram nos grupos de risco devem ter uma maior atenção com as medidas de prevenção, assim como aqueles que convivem com elas:

- Pessoas acima de 60 anos;

- Portadores de doenças crônicas: diabetes, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, doença pulmonar crônica, sequelas neurológicas;

- Grávidas.

O QUE FAZER EM CASO DE SINTOMAS?

Procure um hospital para atendimento médico caso você apresente sintomas graves, como dificuldade respiratória e/ou febre alta associada a sintomas de gripe.

Quem tem apenas sintomas mais leves e procura um hospital corre risco de exposição em salas de espera. Nesse caso, lembre-se que o ambiente mais seguro é a sua casa.

Se você é nosso cliente e está na situação que justifica o atendimento em hospital, localize a opção mais próxima de você através dos seguintes canais:

- Site: www.promedmg.com.br;

- App, que pode ser baixado no Google Play e no App Store;

- Telefones: confira a relação no final do texto.

EXAME

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que regula a atuação das Operadoras de Saúde, incluiu o exame de detecção do novo Coronavírus no Rol de Procedimentos obrigatórios dos planos de saúde, a partir do dia 13/03/20. Além disso, também determinou em quais situações o beneficiário do plano de saúde terá direito à realização do exame.

TRATAMENTO

Após o diagnóstico, o médico definirá se o paciente deverá permanecer internado no hospital ou se irá para casa, evitando o contato com outras pessoas até a melhora dos sintomas.

Ainda não existe tratamento específico para o novo coronavírus. O que existem são medidas para aliviar os sintomas, como repouso, beber bastante água, uso de umidificador de ar, além de medicamento para dor e febre.

COMO PREVENIR?

- Fique em casa sempre que possível;

- Evite contato próximo com pessoas com os sintomas;

- Lave as mãos frequentemente;

- Evite tocar nos olhos, nariz e boca;

- Proteja o nariz e boca quando espirrar ou tossir;

- Mantenha os ambientes bem ventilados;

- Limpe objetos e superfícies tocados com frequência;

- Não compartilhe objetos de uso pessoal;

- Evite grandes multidões

- Ao chegar em casa, não toque em nada antes de se higienizar; tire os sapatos; desinfete as patas do seu pet após passear com ele; separe as roupas e lave;

- Cuidado com as fake news!

Em caso de dúvidas, entre em contato com nossos canais de atendimento:

- (31) 3025-4800: BH e Região Metropolitanan - 24 Horas;

- 0800 600 7727: Interior de Minas Gerais e demais estados - 24 Horas;

- (31) 3546-6100: WhatsApp - de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h40, exceto feriados;

- 4007-2148: BH e Região Metropolitana - de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h40, exceto feriados;

- 0800 942 0060: Interior de Minas e demais estados - de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h40, exceto feriados;

- Ou baixe o App do Ministério da Saúde "Coronavírus SUS", disponível no Google Play e App Store".

Fonte: Promed-MG.

Fotos

Ver todas »

Redes Sociais

Compartilhe

Parceiros

NEWNESS
Hapvida
Interodonto