Reforma política democrática será tema de debate na Câmara Municipal de BH nesta sexta, 20

Compartilhe:

Ampliar o debate sobre a reforma política democrática. Este é o objetivo do ato público que será realizado nesta sexta-feira (20), às 15h, na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

O ato, organizado pela Coalizão em Defesa da Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, com o apoio do vereador Gilson Reis (PCdoB), visa alertar a população sobre o projeto lei de iniciativa popular para a reforma política e colher assinaturas para viabilizar o projeto.

O ato contará com a presença do arcebispo Dom Joaquim Mol, da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); de Luiz Cláudio Chaves, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), entre outras entidades.

Para o vereador Gilson Reis (PCdoB) é urgente a mobilização pela reforma política no Brasil. “Este ato integra a luta nacional na qual populares, entidades e movimentos sociais reivindicam a participação nas decisões políticas do país. A democracia brasileira sofre de grave enfermidade e precisamos urgentemente tratá-la. Precisamos de uma reforma política e eleitoral que avance a plena democracia e retire dos grandes grupos econômicos o poder de eleger seus representantes de plantão”, declarou.

Projeto

O projeto de iniciativa popular da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas apresenta uma proposta de representação política mais identificada com a maior parte da sociedade. Os quatro pontos principais desta proposta são:

- Proibição do financiamento de campanha por empresas e adoção do Financiamento Democrático de Campanha;

- Eleições proporcionais em dois turnos;

- Paridade de gênero na lista pré-ordenada;

- Fortalecimento dos mecanismos da democracia direta com a participação da sociedade em decisões nacionais importantes.

A Câmara Municipal de Belo Horizonte fica na Avenida dos Andradas, 3100, no bairro Santa Efigênia.

Fonte: Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas.

Fotos

Ver todas »

Redes Sociais

Compartilhe

Parceiros

NEWNESS
Hapvida
Interodonto