Semana Nacional do Trânsito chama a atenção para a valorização da vida

Compartilhe:

Começou nesta quarta-feira (18) a Semana Nacional do Trânsito, que vai até o  25 de setembro, Dia Nacional do Trânsito.

Instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em setembro de 1997, o Dia Nacional de Trânsito tem como principal objetivo o desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos que todo motorista e todo pedestre devem ter no trânsito.

A cada ano, um tema específico é escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e debatido ao longo da Semana Nacional do Trânsito.

Desta vez, o tema é “No trânsito, o sentido é a vida”, que vem sendo trabalhado nas campanhas educativas de trânsito realizadas desde maio deste ano e que  vão se estender até abril de 2020 pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito.

Aprovada pela Resolução 771/19, do Contran, a mensagem vem sendo veiculada em peças publicitárias destinadas à divulgação ou promoção nos meios de comunicação social, de produtos oriundos da indústria automobilística, órgãos públicos, escolas, sindicatos, cooperativas, associações, entre outras instituições.

“O tema propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas, bicicletas e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro”, destaca o Educador de Trânsito Inspetor De Paula.

Segundo ele, as questões de trânsito não chamam a mesma atenção como outras tragédias, como a queda de um avião, por exemplo. Mas o trânsito mata mais e todos os dias. Por isso, é preciso uma atenção contínua.

“O Brasil é um dos países com maior número de acidentes de trânsito, nos quais morrem mais de 45 mil pessoas todo ano. Por isso, respeito, precaução e responsabilidade no trânsito são essenciais para que as estatísticas alarmantes desses acidentes possam mudar”, acrescenta De Paula.

Fonte: Imprensa do Sindicato.

Fotos

Ver todas »

Redes Sociais

Compartilhe

Parceiros

NEWNESS
Hapvida
Interodonto