Transporte público é estratégico para o desenvolvimento nacional

Compartilhe:

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) vai realizar, no dia 22 de agosto, seu 1º Encontro Nacional do Ramo dos Transportes, em São Paulo.

Segundo o presidente nacional da central, Adilson Araújo, o encontro acontece num momento muito importante da vida política nacional pelo papel que o transporte representa hoje no desenvolvimento do país.

“As manifestações populares têm enfocado com veemência a necessidade de mais investimentos em mobilidade urbana. O caminho é fortalecer a nossa organização neste setor estratégico para o desenvolvimento do país”.

Para Joel Batista, um dos coordenadores do encontro, o evento é de grande relevância, “porque os transportes têm grande importância para a vida nacional, principalmente devido às dimensões continentais do Brasil”. O sindicalista acredita que “todos os setores do ramo devam receber tratamento igual para responder à demanda reivindicada pela sociedade”.

Por isso, garante Adilson Araújo, a CTB defende maior centralidade das decisões em torno de um projeto que permita maiores investimentos nesse setor. “É necessário acabar com os gargalos estruturais que responda à melhoria da qualidade do sistema de transportes”, defende.

O presidente da CTB considera, ainda, que o transporte público deve ser valorizado, com mais metrôs, trens, ônibus, melhorias nos aeroportos, portos, transportes fluviais, caminhões, inclusive reduzindo a jornada de trabalho, já que a excessiva jornada, além de contribuir com a elevada incidência de doenças ocupacionais, coloca a categoria em risco de vida.

“A tarefa principal do nosso encontro é unificar os trabalhadores na defesa tanto das bandeiras específicas quanto das gerais dos transportes no país, assim como municiar a CTB com propostas avançadas de políticas públicas para o setor”, acentua Joel Batista.

Além de elaborar propostas políticas de melhorias na mobilidade urbana, o 1º Encontro Nacional dos Transportes da CTB também tem o objetivo eleger um coletivo nacional dos trabalhadores em transporte da central.

O evento servirá, ainda, para preparar a delegação da CTB que vai representar a entidade no 13º Congresso da União Internacional dos Sindicatos do setor de transportes (UIS Transportes), em setembro, no Chile.

Fonte: Portal CTB.

 

 

 

 

 

 

Fotos

Ver todas »

Redes Sociais

Compartilhe

Parceiros

NEWNESS
Hapvida
Interodonto