CTB Minas lança campanha Vacina e Auxílio já! A Injeção que o Brasil Precisa

Compartilhe:

A Central dos Trabalhadores e trabalhadoras do Brasil em Minas Gerais (CTB Minas) está lançando, nesta quinta-feira (14), a campanha em defesa da vacinação para todos/as e pela continuidade do auxílio emergencial do governo federal.

O objetivo da campanha “Vacina e auxílio já! A injeção que o Brasil precisa” é contribuir para a mobilização social em torno da questão, reivindicando o essencial para que a população consiga sobreviver em meio à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A CTB Minas considera necessária a campanha principalmente diante dos dados impressionantes e preocupantes apresentados pelas autoridades do setor de saúde. Além disso, a lamentável marca de mais de 200 mil mortes pela Covid-19 tem deixado outros sérios problemas para os trabalhadores e a população brasileira.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego bateu novo recorde no país e, até setembro de 2020, atingiu o índice de 14,6%, o que corresponde a mais de 14 milhões de trabalhadores/as. Esta é a maior taxa já registrada na história da pesquisa, iniciada em 2012.

Outro dado alarmante é o aumento do custo da cesta básica para as famílias brasileiras. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística de Estudos Socioeconômicos (Dieese), em Belo Horizonte, o aumento foi de 6,88%, o que o valor do auxílio emergencial reduzido já não poderá suprir. 
“O que reivindicamos é essencial para a sobrevivência da população neste contexto desolador em que vivemos. Para recuperar a economia, precisamos de vidas salvas e isso depende da urgência de um plano de vacinação e da continuidade dos auxílios, tanto o emergencial quanto o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda, instituído pela Medida Provisória 936/20”, ressalta a presidenta da CTB Minas, Valéria Morato.

De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas, desde maio, cerca de 15 milhões de brasileiros e brasileiras saíram da extrema pobreza devido aos benefícios. Para a CTB Minas, Interromper o auxílio é aprofundar uma crise que pode se estender ainda mais se a vacinação não for uma prioridade.

Vacina para todos/as

Para a CTB Minas, exigir um plano emergencial de vacinação gratuita para toda a população é colocar a vida em primeiro lugar. A entidade observa ainda que o Brasil é um país referência: já são quase 50 anos do Programa Nacional de Imunização, uma das grandes conquistas do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, o direito à vida passa pelo direito à vacinação gratuita. “Lamentavelmente, enquanto inúmeros países iniciaram seus processos de imunização em massa, vemos uma previsão tímida anunciada pelo governo, observa Valéria Morato.

Vacina e auxílio já

Para receber informações, participar e acompanhar as ações da campanha basta acessar o site https://assine.vacinaeauxilioja.com.br/manifesto. Também estão disponíveis os seguintes perfis nas redes sociais: www.instagram.com/vacinaeauxilioja/ e twitter.com/vacinaeauxilio

Fonte: Portal CTB.

Fotos

Ver todas »

Redes Sociais

Compartilhe

Parceiros

NEWNESS
Hapvida
Interodonto