Sindicato alerta trabalhadores e trabalhadoras a não fecharem acordos com empresas sem antes consultar seus direitos

Compartilhe:

O Sindicato dos Vigilantes de Minas Gerais volta a alertar aos trabalhadores e trabalhadoras para que fiquem atentos e não abram mão dos seus direitos em caso de perda de contratos da empresa em que trabalha ou de demissão.

Desde 2017, com a reforma trabalhista imposta pelo governo de Michel Temer (MDB), algumas empresas não têm medido esforços para fazer valer seus termos, mesmo aqueles barrados pelo Sindicato na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

“Todo cuidado é pouco. Se for chamado pela empresa para negociar algum direito trabalhista, seja quando da perda de contratos ou de dispensa, não faça qualquer acordo. Procure imediatamente o Sindicato para se informar sobre seus direitos”, orienta o secretário-geral da entidade, Romualdo Alves Ribeiro.

Segundo ele, ao aceitar os acordos propostos pelas empresas, os trabalhadores e trabalhadoras correm o risco de perderem boa parte dos seus direitos, como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), a multa de 40%, o seguro desemprego e até mesmo a possibilidade de recorrer à Justiça caso seja lesado naquilo que faz jus.

“Na dúvida, não feche qualquer acordo com a empresa. A diretoria do Sindicato está à disposição para orientá-los. As consultas podem ser feitas por telefone ou pessoalmente. Se necessário, nosso Departamento Jurídico também poderá ingressar com ações na Justiça para assegurar seus direitos”, explica Romualdo.

A sede do Sindicato fica na Rua Curitiba, 689, 9º andar, no centro de BH. O telefone é (31) 3270-1300.

Fonte: Imprensa do Sindicato.

Fotos

Ver todas »

Redes Sociais

Compartilhe

Parceiros

NEWNESS
Hapvida
Interodonto