Sindicato participa do 1º Congresso Internacional de Psicologia do Trabalho

Compartilhe:

O Sindicato dos Vigilantes de Minas Gerais está participando do 1º Congresso Internacional de Psicologia do Trabalho, que começou nesta quinta-feira (22) e vai até amanhã, na cidade de São João del-Rei. A entidade está sendo representada pelo seu presidente, Romualdo Alves Ribeiro, e pelos diretores Cármine de Jesus e Vera Gomes.

O evento, organizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), tem como tema “O uso de substâncias psicoativas nos contextos laborais”.

Para os organizadores, o encontro representa mais um passo na consolidação do intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e franceses, desta vez, em torno de um tema de grande relevância acadêmica e social: o uso de substâncias psicoativas em suas múltiplas relações com as atividades de trabalho.

Embora existam registros antigos a respeito do uso do álcool em contextos de trabalho, as produções científicas em torno de suas possíveis relações com as atividades ali desenvolvidas são ainda incipientes e repletas de lacunas. Suas verdadeiras causas permanecem mal desvendadas e as controvérsias em torno do assunto são inúmeras, ainda que alguns avanços tenham sido registrados no decorrer dos últimos anos.

Por meio do encontro, pretende-se aprofundar na compreensão desse problema, retirando-o do lugar comum de mero ato de transgressão a ser reprimido por meio de sanções, argumenta a organização.

O objetivo maior consiste em reunir estudiosos do assunto visando estabelecer formas mais adequadas de se compreender o problema e agir sobre ele. Para isso, pretende-se estabelecer condições efetivas de diálogo entre os pesquisadores, propondo um amplo espaço de debate entre as diversas correntes do pensamento que vêm se dedicando ao tema.

Durante o Congresso, haverá o lançamento de uma obra coletiva em torno do tema. Organizada por pesquisadores brasileiros, o estudo irá consolidar o esforço conjunto de desvendamento de um problema cuja premência parece inegável.

Nesta quinta-feira, foram debatidos temas como: “A psicologia do trabalho em suas múltiplas vertentes”; “Entre a negação e o paradoxo: as funções profissionais dos usos de substâncias psicoativas”; e “Alcoolismo como desafio às políticas públicas e à clínica do trabalho – os sentidos do beber para o trabalhador”.

Nesta sexta, haverá debates sobre: “Precarização do Trabalho objetiva e subjetiva: a saúde mental dos trabalhadores e o uso de substâncias psicoativas”; “Consumo de substâncias psicoativas por policiais do Rio de Janeiro”; “As substâncias psicoativas e as atividades esportivas de alto nível”; “Contribuição da clínica do trabalho na prevenção dos usos de substâncias psicoativas nos contextos profissionais”; e “A circulação transatlântica de um instrumento biológico. Os testes de detecção de drogas dos EUA para a Europa. Atores, instrumentos e regulação no espaço profissional”.

O Congresso será encerrado com o lançamento do livro “Álcool e trabalho – revisitando conceitos à luz de novas descobertas”.

Fonte: Imprensa do Sindicato.

Fotos

Ver todas »

Redes Sociais

Compartilhe

Parceiros

NEWNESS
Hapvida
Interodonto